Este grupo foi formado a partir de um outro que tinha a ideia de criar uma Ecovila, mas com o tempo observou-se tratar de um condomínio rural, não atendendo as expectativas de algumas pessoas que saíram do grupo. Uma delas, o Leonardo Ferri, manteve a ideia de uma Ecovila em Chapada dos Guimarães, em contato com os que saíram deram origem ao atual. Este processo foi iniciado em maio de 2020 e daí, a articulação para elaborar o estatuto social e o regimento interno, e a implantação da Associação Morro Velho do Lagoinha com entrada de novos associados.
São pessoas interessadas no trabalho coletivo desenvolvendo atividades de cooperação na sua infra-estrutura, produção sustentável e preservação do cerrado, compartilhando os ideais de viver em harmonia com as pessoas e com a natureza, e promover os princípios da PERMACULTURA - definida como “cultura permanente, sistematizada de comunidades tradicionais com visão sistêmica e integrada que tem como pilares o cuidado da terra, das pessoas e a partilha justa”
Promover o desenvolvimento sustentável na região;
Cuidar da Natureza, do outro e de si mesmo;
Aplicar agroecologia e desenvolver pesquisas científicas;
Desenvolver o ecoturismo com a parceria da Comunidade local;
Construir residências em Mutirão de maneira sustentável;
Reflorestar as áreas degradadas com a implantação de viveiros com plantas nativas;
Escoar produção agropecuária, artesanato e alimentos manufaturados;
Manter uma Brigada de incêndio, certificada pelos órgãos competentes;
Manter na área central uma residência (Casa Mãe) com múltiplos usos: Escritório, sala para Terapias Holísticas, entreposto de alimentos, hospedagens, biblioteca, computador com internet, agência de turismo, espaço para cursos, área de recebimentos de materiais recicláveis;
Uma comunidade em que cada associado deverá conhecer e aprender com a própria natureza, e com outros associados, formas equilibradas de moradia e convivência; desenvolver seu sustento e interagir com a coletividade, aproveitando de forma sustentável os recursos naturais disponíveis; respeitar a diversidade e o saber local, introduzindo novas técnicas para preservação da natureza.
Para tanto, Miguel Ruiz estabelece 4 acordos: 1° Impecabilidade da palavra: não fofocar. Não mentir. Usar a palavra para coisas boas; 2 ° Não fazer suposições: perguntar sempre para o outro; 3° Não levar nada para o pessoal: respeitar a história e o potencial de cada um; 4° Fazer o seu melhor: se algum dia alguém falhar, tudo bem! Somos todos humanos e estamos tentando melhorar.
Sim, o Estatuto Social foi aprovado em Assembleia Geral no dia 25 de setembro de 2020, registrando-se a sua criação, e o Regimento Interno foi registrado em 25 de março de 2021.
O Estatuto está disponível para leitura através do seguinte link: ESTATUTO SOCIAL DA ASSOCIAÇÃO MORRO VELHO DO LAGOINHA
Visando o maior engajamento dos associados nas atividades coletivas e nas discussões, são adotadas relações mais horizontais na perspectiva de “mandar obedecendo”. Essa forma de organização propicia uma maior representação na tomada de decisões, participação direta, corresponsabilidade e delegação autorizada no âmbito da associação, se contrapondo as práticas verticais focadas na eficiência. Assim, na organização da Ecovila Morro Velho temos: a Assembleia Geral composta por todos associados; a Diretoria, os Conselhos e os Grupos de Trabalho Permanentes eleitos na Assembleia Geral. E, temos ainda, os Grupos de Trabalho Temporários e Emergenciais que são formados quando necessário o cumprimento de atividades neste âmbito.
Sim, o Grupo de Trabalho (GT) Jurídico verificou todos os aspectos legais e técnicos da documentação através de geógrafos, engenheiros ambientais, arquiteto, agrimensor. Assim, montamos um dossiê para facilitar a demonstração dos documentos previamente levantados que orientou o processo de compra e venda da propriedade.
Na busca pela terra foram visitadas várias propriedades e realizadas muitas visitas técnicas. A primeira visita para reconhecimento desta área foi realizada em 30 de maio de 2020, uma fazenda de atividade pecuária inativa há 20 anos, estabelecida as negociações de aquisição da propriedade iniciou-se o processo de legalização da Associação Morro Velho do Lagoinha, nome fantasia Ecovila Morro Velho.
Se informando nas redes sociais e contribuindo nas discussões, estamos em busca de mecanismos que possibilite a participação de todos, de modo que o processo de implantação seja descentralizado, democrático e responsável.
Site: http://ecovilamorrovelho.com.br
E-mail: ecovilamorrovelho@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/eco.morrovelho/
Facebook: Ecovila Morro Velho
